O Ministério da Educação (MEC) implementou mudanças para as instituições de ensino superior públicas que oferecem vagas pelo Sisu - Sistema de Seleção Unificada. A principal alteração permite que os estudantes já podem optar por vagas na modalidade de EaD - ensino à distância.
Segundo o MEC, as universidades e instituições de ensino devem tornar disponível um meio online para que os estudantes possam encaminhar todos os documentos necessários para a realização da matrícula.
:: MEC autoriza suspensão de parcelas do Fies durante pandemia; confira as regras ::
Também caberá às direções dos cursos divulgar, via internet, dados e informações sobre, por exemplo, a lista de espera por modalidade de concorrência e turnos. As instituições de ensino ainda precisam deixar claro o método a ser utilizado para a convocação de todos os candidatos em suas páginas oficiais. As publicações sobre qualquer informe relacionado ao processo devem ser publicadas eletronicamente, sem exceções.
O prazo para que as instituições aderissem ao processo seletivo do segundo semestre do Sisu terminou na sexta-feira (29/5). Já o prazo para retificação do termo de adesão termina no próximo dia 5 de junho.
:: MEC divulga datas de inscrição do Sisu, ProUni e Fies para o segundo semestre ::
O processo seletivo do programa, para vagas em cursos de graduação, usa as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.
Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em uma universidade ou instituto público poderão consultar os cursos e o número de vagas que serão disponibilizados por cada instituição participante. Os interessados poderão fazer as inscrições para o Sisu 2020 entre os dias 16 e 19 de junho.
Edição: Douglas Matos