Com medidas de flexibilização, governador João Doria mostra que, para ele, lucro está acima da vida
A codeputada Erika Hilton (Bancada Ativista-PSOL/SP), participa do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde para falar sobre o pedido que apresentou ao Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubo, para que seja investigada a legalidade do Plano São Paulo para a reabertura das atividades econômicas.
No pedido, a deputada sugere a avaliação de uma Ação Civil Pública para evitar que o relaxamento da quarentena seja colocado em prática, enquanto não houver evidências de que a pandemia está sob controle e de que não representa risco para a população.
"Nós temos São Paulo como epicentro da doença no país, faltam leitos, faltam profissionais, não temos um debate qualificado, mesmo na Assembleia Legislativa do estado, para o enfrentamento da doença nos bairros mais pobres, na classe trabalhadora, e o governador simplesmente resolve abrir, flexibilizar a quarentena, em nome da economia, dando um recado à sociedade de que o lucro está acima da vida", disse Hilton sobre as medidas de flexibilização no combate ao coronavírus determinadas por João Doria.
O jornal também traz análise sobre os dados do IBGE que revelam a queda de 18,8% da atividade industrial em abril deste ano no país. A produção da indústria caiu em 13 das 15 regiões pesquisadas, e em 8 regiões o resultado foi o pior desde o início da série, iniciada em 2002. Para o professor do Departamento de Teoria Econômica da Unicamp, Marco Antonio Rocha, o Brasil já se encontrava em um cenário de “indústria em frangalhos”, o que dificulta a reação à crise econômica intensificada com a pandemia.
Confira todos os destaques no início do jornal.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos