Tem muita música com Teatro Mágico, Chico César e Jorge Ben Jor
O Radinho BdF desta quarta-feira (10) reuniu um time de peso para investigar a origem dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Crianças do campo e da cidade comentam o que gostam de comer e o que é produzido em suas terras.
Para compreender a importância das famílias campesinas, o programa tem a ajuda de Diana Daros, do Rio Grande do Sul. Ela é do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atua na coordenação pedagógica do Instituto de Educação Josué de Castro.
A edição conta também com Patrícia Giuffrida, do grupo Contadores do Sótão, que apresenta a História da Saladinha de Frutas, da autora Kalinde Braga. As frutas fizeram um verdadeiro mutirão para animar o abacaxi.
A receita da semana viajou milagres de quilômetros até desembar no programa. A cozinheira Letícia Massula, da Cozinha da Matilde, ensina o pastelón, a típica lasanha porto-riquenha feita com banana-da-terra. Além de saudável, as crianças podem ajudar em boa parte do preparo e se familiarizar com a cozinha. A receita completa está disponível no final da página.
Tem ainda dica de livro para quem quiser acompanhar o tema mais de perto: De onde vem nossa comida?, de Maria Cristina Vargas e Nívia Regina da Silva, disponível gratuitamente no site da editora Expressão Popular.
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.
Receita da Pastelón
Ingredientes
- 6 a 8 bananas-da-terra ou marmelo cortadas no sentido do comprimento
- 1 litro de óleo para fritar as bananas
- 1 xícara de queijo minas ou mussarela ralado
- 2 ovos batidos com uma pitada de sal
- 600 g de carne moída (músculo, patinho ou paleta)
- 1 cebola picadinha
- ½ xícara de talos de salsinha (pode ser coentro) laminados finamente
- 2 tomates maduros cortados em cubinhos
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (café) de pimenta do reino
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou comum
- 1 colher (sobremesa) de urucum
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 xícaras de água
- 1 ou 2 ovos cozidos picadinhos (opcional)
- ½ xícara de cheiro verde picadinho
- Muita pimenta, nem que seja de cheiro!
- Azeite e sal
Modo de fazer
Frite as lâminas de banana e reserve. Tempere a carne moída com sal, cominho, pimenta do reino e açúcar. Sue a cebola e os talos de salsinha no azeite com uma pitada de sal. Junte urucum e misture bem. Junte a carne moída e deixe dourar, mexendo com uma colher de pau para soltar os grumos.
Quando a carne estiver dourada, junte o extrato e os tomates cortados em cubinhos, misture e deixe aquecer tudo junto. Junte duas xicaras de água, deixe ferver, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe o caldo reduzir e apurar sabores, mas deixe a carne molhadinha, suculenta.
Experimente para ajustar o sal e junte o ovo picadinho e o cheiro verde. Reserve.
Montagem
Aqueça o forno na potência alta. Forre o fundo de uma assadeira ou refratário com as lâminas de banana frita, sobre elas espalhe a carne moída. Polvilhe a carne com o queijo ralado, cubra tudo com mais lâminas de banana. Regue a camada final de bananas com o ovo batido, espalhando bem por toda a superfície e leve para assar no forno alto entre 15 e 20 minutos.
Edição: Mayara Paixão