Todo esse movimento de questionamento é fruto das contradições que o colonialismo colocou pra gente
Os protestos no mundo em repúdio ao assassinato de George Floyd começam a incluir o questionamento a monumentos em homenagem a personagens históricos racistas e responsáveis por escravidão ou genocídio de povos. A repórter Caroline Oliveira conversou com especialistas sobre o questionamento e a retirada de estátuas que vem ocorrendo pelo mundo.
"Todo esse movimento de questionamento, de pensar em derrubar ou em ressignificar é algo contínuo e que é fruto de todas as contradições que o colonialismo colocou pra gente até os dias de hoje”, diz Suzane Jardim, historiadora e educadora em assuntos étnico-raciais.
O jornal traz os detalhes sobre a autorização da abertura de impeachment contra governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do estado. Witzel é acusado de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate à pandemia da covid-19.
E em São Paulo, a Justiça do Trabalho determina que o governo de João Doria cumpra medidas de proteção contra o coronavírus aos servidores do sistema prisional do estado. Os trabalhadores enfrentam exposição permanente aos riscos de contágio pelo coronavírus desde o começo da pandemia.
No primeiro dia do comércio aberto no ABC Paulista, após flexibilização das medidas de combate à pandemia determinada pelos prefeitos da região, a população se aglomera, e o distanciamento para evitar contaminação pelo coronavírus é ignorado por completo.
O programa ainda acompanha a prisão da agitadora de extrema direita, conhecida como Sara Winter. Ela foi presa nesta segunda pela Polícia Federal em Brasília, como parte de um inquérito que investiga manifestações antidemocráticas contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Ao mesmo tempo, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, acionou órgãos de justiça e segurança para investigar os ataques com fogos de artifício lançados em direção ao prédio da corte na noite de sábado (13).
Confira todos os destaques no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos