O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o atendimento à distância até o dia 10 de julho. Ao mesmo tempo, o órgão divulgou um plano de retomada gradual de atendimento presencial a partir de 13 de julho, por meio de um protocolo unificado de segurança a ser implementado em todas as agências do país.
As novidades foram publicadas em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). O documento apresenta detalhes das diretrizes de proteção aos segurados, em razão da pandemia do novo coronavírus.
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Em um primeiro momento, serão retomados os serviços de perícia médica e avaliação social. Também devem ser priorizados os atendimentos para cumprimento de exigência, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Agendamento prévio
Apesar da previsão de retomada dos serviços presenciais, os segurados devem realizar um agendamento prévio para garantir o atendimento nas agências. Isso pode ser feito pelo telefone 135 ou via internet, por meio do aplicativo ou site do INSS.
O objetivo do Instituto com os agendamentos prévios é evitar as aglomerações, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde (MS). Os serviços que ficarem de fora da primeira fase dos atendimentos presenciais continuam normalmente pelos canais remotos.
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De acordo com o INSS, enquanto todos os serviços não retornarem à normalidade, o plantão para tirar dúvidas continuará ativo. Há ainda uma página na internet criada para auxiliar quem tem dificuldades em realizar o cadastramento no site ou no aplicativo Meu INSS.
Edição: Douglas Matos