Um terremoto de magnitude 7.5 na escala Richter atingiu o México nesta terça-feira (23), no início da tarde no Brasil. O epicentro foi na região de Oaxaca, sudoeste do país. Um alerta de tsunami foi emitido para o país e para a América Central.
O tremor foi sentido na Cidade do México, a cerca de 750 km do epicentro, mas não há, até o momento, mortos ou maiores danos registrados. A magnitude, se confirmada, é maior do que o terremoto que atingiu a capital em 2017, que deixou mais de 200 mortos.
:: “Aqui não é a nossa casa”: brasileiros pedem repatriação do México em meio à pandemia ::
Após o tremor, as sirenes de alerta na capital tocaram, e a população foi às ruas, seguindo os protocolos de segurança para estes casos.
Em vídeo, o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, se pronunciou sobre o terremoto, confirmou não haver informações sobre danos severos após o terremoto e pediu calma à população.
O serviço de alerta de tsunami do governo norte-americano chegou a emitir um boletim afirmando que poderiam haver ondas de até 3 metros na costa do México, e de até 1 metro no Equador, mas atualizou a informação para ondas de até 1 metro em território mexicano e retirou o alerta para o Equador.