Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

XENOFOBIA

Cônsul venezuelano contrai covid-19 e tem atendimento médico negado no Brasil 

Diplomata que atuava em Boa Vista regressou ao seu país na quarta (24) e recebe tratamento em um hospital de campanha

25.jun.2020 às 18h01
Caracas (Venezuela)
Michele de Mello

Faustino Torrella Ambrosimo foi nomeado cônsul por Nicolás Maduro para a cidade de Boa Vista - Roraima - Causa Operária

O cônsul Faustino Torrella Ambrosimo, que comandava a sede diplomática venezuelana em Boa Vista (RR), testou positivo para covid-19 e teve seu tratamento negado nas unidades de saúde brasileiras, segundo denunciam as autoridades venezuelanas.

Em estado avançado dos sintomas da doença, Ambrosimo retornou à Venezuela nesta quarta-feira (24), pelo corredor humanitário aberto por autoridades de ambos países nas cidades Pacaraima (Roraima – Brasil) e Santa Elena de Uairen (Bolívar – Venezuela), já que, desde o dia 11 de março, a fronteira está fechada para a circulação de pessoas, permitindo apenas o trânsito de mercadorias.

Agora o cônsul venezuelano recebe atendimento em um hospital de campanha no estado Bolívar. 

#EXCLUSIVA| visiblemente emocionado, aquí las imágenes del Cónsul de #Venezuela en Manaos Faustino Torrella Ambrosimo quien se recupera del #COVID19 luego de ser contagiado en #Brasil, no huyó, salió de emergencia para salvar su vida en su país. No fue atendido en #Brasil. pic.twitter.com/8xHSqASuJH

— Madelein Garcia (@madeleintlSUR) June 24, 2020

Desde 2019, os diplomatas nomeados pelo presidente Nicolás Maduro sofrem com a hostilidade do Estado brasileiro. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a reconhecer Maria Teresa Belandria, nomeada pelo deputado autoproclamado presidente Juan Guaidó, como embaixadora legítima da Venezuela.

:: Quem é a embaixadora no Brasil nomeada por Juan Guaidó e aceita por Bolsonaro? :: 

Recentemente, os diplomatas venezuelanos conquistaram na justiça o direito de permanecer no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso confirmou a decisão liminar que suspendia a expulsão de 34 diplomatas venezuelanos, nomeados por Maduro, pelo governo brasileiro. 

:: Após Bolsonaro expulsar diplomatas, Venezuela diz que equipe "não abandonará funções" ::

Emergência sanitária

Com uma taxa de incidência de 980 pessoas a cada 100 mil habitantes o estado de Roraima é um dos mais afetados pela pandemia na região Norte. Até o momento, foram confirmados 10.803 casos e 259 falecidos, segundo a secretaria estadual de saúde.

Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), existem cerca de 45 mil refugiados venezuelanos no Brasil. Destes, 33.311 residem em Roraima, seguido do Amazonas, que é lar de 8.400 pessoas.

Apesar de ser uma população numerosa, os imigrantes venezuelanos têm tido dificuldades em receber atendimento no território brasileiro. 

::General incentiva infecção por covid-19 em abrigo em Roraima para "imunizar tropa"::

Em novembro do ano passado, a Câmara de Vereadores de Boa Vista aprovou o projeto de lei (PL) 452/2019, que limitava em 50% o atendimento de estrangeiros na rede pública da capital. A proposta de autoria do vereador Júlio Medeiros (PTN) culpava “o aumento desenfreado de migrantes no estado de Roraima, o que veio a impactar em diversos setores na vida da população local, tais como saúde, educação e segurança".  A lei entrou em vigor em janeiro deste ano. 

Por ferir o princípio de acesso universal previsto na legislação do SUS e violar o direito de igualdade garantido ao migrante, a medida foi considerada inconstitucional pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que derrubou a lei em fevereiro de 2020.

Xenofobia, desemprego e falta de atendimento médico são os principais motivos que levaram ao retorno de mais de 64 mil venezuelanos, vindos do Peru, Colômbia, Equador e Brasil. Do total, cerca de 80% infectados com o novo vírus.

Editado por: Rodrigo Chagas
Tags: pandemia coronavírusvenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

Invasão do CNJ

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CONQUISTA INDÍGENA

Reconhecimento do território no Jaraguá, em São Paulo, é resultado de luta antiga dos Guarani, diz liderança

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.