A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta segunda-feira (29) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores nascidos em janeiro. Em abril, a Medida Provisória 946 determinou que o banco libere até um salário mínimo (R$ 1045) do fundo. A quantia será determinada considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.
No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.
:: Caixa paga nova parcela do auxílio, mas quem precisa sacar pode esperar até setembro ::
O pagamento será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberto automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiário.
O calendário de transferência do FGTS foi feito pelo mês de aniversário dos trabalhadores. Na próxima segunda-feira (06/07) os nascidos em fevereiro terão o dinheiro disponibilizado. Assim seguirá, para cada depósito uma semana de intervalo
A exceção será para os aniversariantes de agosto, que terão seu dinheiro disponibilizado no dia 24 de julho, duas semanas depois daqueles que nasceram em julho, que terão o dinheiro na conta digital no dia 10 de julho.
:: “Renda Básica universal e incondicional pode ser um caminho para garantir segurança” ::
O calendário de intervalo de uma semana entre cada depósito retoma a partir de setembro e segue até o fim.
Saque
A disponibilização do saque seguirá um calendário escalonado também pelo mês de aniversário, porém com um intervalo de 14 dias. Quem nasceu em janeiro só poderá ter o dinheiro no dia 25 de julho. Duas semanas depois será a vez de quem é de fevereiro, no dia 8 de agosto. E assim seguirá até o final.
:: Com atraso, pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial começa neste sábado ::
No entanto, a partir do dia 17 de outubro a liberação incluirá dois meses, ou seja, nesta data o saque será tanto para nascidos em julho ou agosto. Duas semanas depois (31/10) será a vez de quem é de setembro ou outubro. E a última liberação de saque (14/11) é para quem nasceu em novembro ou dezembro.
Só se quiser
Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o beneficiário decidir fazer saque, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro
A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações: pelo site da Caixa, pelo telefone 111 (opção 2), ou peloaplicativo FGTS, disponível tanto para Android como iOS.
Edição: Lucas Weber