Pra eles nós somos descartáveis
Entregadores de aplicativos de todo o país se preparam para realizar nesta quarta-feira (1°), sua primeira greve nacional. O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o presidente da Associação dos Motoboys Autônomos e Entregadores do Distrito Federal (AMAE-DF), Alessandro Sorriso, para falar sobre a mobilização inédita.
Os trabalhadores exigem melhor condições de trabalho e o fim de medidas como bloqueios aos entregadores realizados por empresas como Rappi, Ifood, Loggi e UberEats.
Sobre o posicionamento das empresas em relação à greve, o presidente da AMAE-DF, afirma que elas têm se dedicado a desmentir as denúncias aos restaurantes e bares."O Ifood só se preocupa com o estabelecimento e o cliente que tá pagando. Nós, entregadores estamos arriscando a vida no trânsito sobre duas rodas, e agora ainda pior com a pandemia, correndo o risco de levar esse vírus pra casa, e eles não estão nem aí pra gente, porque sabem que tem uma demanda muito alta pra poder entrar na plataforma, então, pra eles nós somos descartáveis", denuncia o dirigente.
Ainda no jornal, acompanhe o pedido de demissão do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, cinco dias após ser anunciado como chefe da pasta. Uma nota da Fundação Getulio Vargas informando que Decotelli não foi pesquisador ou professor da instituição somou mais um elemento para que o ministro nomeado da Educação tivesse que pedir demissão do governo, sem chegar sequer a ter tomado posse.
O doutorado e pós-doutorado que constavam no currículo de Decotelli foram questionados por universidades da Argentina e da Alemanha. O militar reformado ainda foi acusado de plágio no mestrado.
Nas redes sociais, internautas e jornalistas criticam o fato de Bolsonaro manter outros ministros que mentiram em seus currículos como Ricardo Salles do Meio Ambiente, que afirmou ter mestrado na Universidade de Yale e Damares Alves, da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos que afirmou ser mestre em Educação e Direito Constitucional e da Família, Damares Alves, e também não possui tal título.
Confira a entrevista completa sobre a greve dos entregadores de aplicativos, e todos os destaques do jornal no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos