Algumas têm o nome registrado nos livros, outras são lembradas apenas na memória daqueles que com elas conviveram. Em comum, muitas ajudaram a construir a história brasileira. O Radinho BdF desta quarta-feira (1º) faz uma viagem sonora pelos legados das mulheres.
Na contação de histórias, Magna Domingues, idealizadora do projeto “Baú Encantado”, apresenta a história de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora conhecida ao redor do mundo pela obra Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960).
Os pequenos ouvintes compartilham o nome de mulheres que fizeram e fazem a diferença. Dandara dos Palmares, Margarida Maria Alves, Dilma Rousseff e Lia de Itamaracá são algumas das figuras que povoaram o imaginário de meninas e meninos quando a pergunta era: qual mulher fez algo muito importante para a história do Brasil?
A edição também explica o significado de uma palavra que cada vez mais ganha espaço no vocabulário das novas gerações: feminismo. Maíra Kubík Mano, jornalista e professora, explica por que as mulheres, há mais de cem anos, lutam juntas para abolir os preconceitos criados contra meninas e meninos antes mesmo de eles nascerem.
O Radinho BdF conta ainda com a participação da cozinheira Leticia Massula, da Cozinha da Matilde, que ensina a preparar pipoca caramelada. A receita completa está disponível no final da página.
Crianças de todo o país que queiram participar das próximas edições do programa podem enviar seus recados, por mensagem de áudio, para o WhatsApp (11) 9 5691-6046.
:: Ouça também as edições anteriores do Radinho BdF ::
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.
Receita de pipoca caramelada
Ingredientes
- 3 colheres de milho de pipoca
- 3 colheres de óleo
- 4 colheres de açúcar
- 2 colheres de água
Modo de fazer
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Mexa até a pipoca começar a estourar. Tampe, abaixe o fogo e espere até terminar de estourar, mexendo a panela.
O segredinho é não sacudir na hora de mexer a panela. Se sacudir, o milho que ainda não estourou vai para cima das pipocas estouradas e não estoura.
Se mexer a panela fazendo movimentos circulares, todo o milho fica no fundo e estoura, sem ficar nenhum piruá.
Caso tenha uma pipoqueira em casa, basta mexer o tempo todo.
Edição: Mayara Paixão