Até esta quinta-feira (2), o estado Rio de Janeiro registrou 116.823 casos de covid-19 e 10.332 óbitos pela doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio. Há ainda 988 óbitos em investigação. De acordo com pesquisa do Observatório Fluminense da Covid-19, o estado tem maior taxa de letalidade do Brasil, com 9%.
::"Quem apostou no fracasso da greve dos entregadores, perdeu", avalia sociólogo::
Segundo os pesquisadores, o alto índice da relação número de mortes e casos confirmados no estado pode ser explicado pela baixa quantidade de testes realizados e uma grande subnotificação de casos. De acordo com o relatório, caso o Rio de Janeiro fosse um país, o estado já teria ultrapassado a Alemanha, a Itália e a França em números de contaminados por um milhão de habitantes.
::Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave seguem altos, aponta Fiocruz::
A capital do estado concentra o maior número de casos, com 58.615 registros e 6.689 mortes. Mesmo assim, a cidade entrou hoje na chamada terceira fase do plano de flexibilização do isolamento, passando a permitir a abertura de bares e restaurantes, as atividades nas areias das praias e as reabertura das academias.
Brasil tem quase 1,5 milhões de casos
Em mais um dia em que as confirmações da covid-19 no Brasil ficaram acima de 45 mil, o país se mantém como nação que registra os piores cenários do mundo em 24 horas. Segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), entre quarta (1º) e quinta-feira (2), 48.105 novos casos foram registrados. O total de pessoas que pegaram o vírus desde o início da pandemia é de 1.496.568.
Atualmente o Brasil contabiliza 61.884 óbitos por causa da covid-19. Em 24 horas, foram 1.252 casos fatais. A taxa de letalidade está em 4,1%, segundo o Conass.
Aprofunde-se: População mais pobre tem o dobro de chance de ser infectada por covid-19, diz estudo do Ministério da Saúde
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Rodrigo Chagas e Mariana Pitasse