O presidente, Jair Bolsonaro, afirmou que fará testes para o novo coronavirus nesta segunda (6) após apresentar sintomas da covid-19. Ele fez as declarações ao grupo de apoiadores que costuma se reunir em frente ao Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência.
De máscara e evitando contato próximo da multidão, ele disse "estar bem" e que nesta segunda foi ao hospital das Forças Armadas (HFA) avaliar os pulmões. Bolsonaro disse já estar tomando hidroxicloroquina por precaução.
A substância não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por apresentar poucos resultados contra o coronavírus e efeitos colaterais que podem chegar a causar morte.
Segundo a emissora CNN Brasil, Bolsonaro estaria febril (38ºC) e com oxigenação do sangue em 96% – taxa considerada normal. O presidente teria cancelado todos os seus compromissos oficiais por causa dos sintomas, segundo o canal de notícias.
Aos 65 anos de idade, Bolsonaro pertence ao grupo de risco da doença. Apesar de o presidente dizer fará ainda o exame para a covid-19, fontes do governo dizem que ele já realizou o teste e aguarda no momento a contraprova. Mais informações a qualquer momento.