O Radinho BdF desta quarta-feira (8) está recheado de ritmos, histórias e participações para ilustrar a região conhecida como América Latina, composta pelo Brasil e por outros 19 países.
Quem arriscar umas palavrinhas em espanhol, já prepare o vocabulário. Mas quem não souber, não tem problema! A edição conta com a ajuda de crianças brasileiras que hoje vivem em outros países latino-americanos para explicar o que as nações têm em comum.
Para entender como foi formada a região e por que ela recebe esse nome, o programa conversa com a professora de Geografia Márcia Parolini.
O folclore latino-americano também está presente. Na contação de histórias, Camila Genaro traz uma lenda popular colombiana que é contada oralmente de geração em geração há séculos: O Homem-Jacaré (El Hombre Caimán, em espanhol).
E como brincam as crianças da região? Caroline Alves e Wellington Candido, do projeto Brincantes em Ação, investigaram e descobriram que há mais em comum do que se pensa. Nesta edição, eles ensinam a brincar de Corre, Corre la Guaraca, uma brincadeira do Chile.
Teve espaço ainda para o Gabriel Queiroz, de 9 anos, compartilhar o que as crianças estão achando das atitudes tomadas em meio à pandemia e como têm lidado com o tempo em casa para se proteger do novo coronavírus.
Crianças de todo o país que queiram participar das próximas edições do programa podem enviar seus recados, por mensagem de áudio, para o WhatsApp (11) 9 5691-6046.
:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.
Edição: Mayara Paixão