racismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de julho de 2020

Pesquisa inédita sobre violência contra população negra e LGBT é destaque do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Pesquisa feita através de notificações de violência contra a população LGBT no Brasil, coletadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que integra o SUS, constatou que metade das agressões registradas tiveram como alvo pessoas da comunidade LGBT negras. 

No período de três anos analisados, de 2015 a 2017, foram registradas cerca de 24 mil notificações de violências contra a população LGBT, uma média de mais de 22 casos de violências entre duas ou mais pessoas. Quase uma notificação a cada hora. Desde 2008 o Brasil lidera o ranking de países que mais matam transsexuais. 

Confira também detalhes sobre a pesquisa do IBGE que aponta que o analfabetismo está mais concentrado em pessoas com mais de 15 anos. Para especialista em Educação ouvido no jornal, falta de investimento na base, abandono de crianças e jovens no ensino fundamental contribui para o atual cenário, que mostra o país com 11 milhões de analfabetos.

Em notícias sobre a pandemia, o estado de São Paulo registrou, de quarta para quinta-feira, o quarto dia com mais mortes por covid-19. Foram 398 óbitos e 8.872 novos diagnósticos da doença. 

O governo de São Paulo deve reavaliar a medida de volta às aulas em 8 de setembro. Segundo modelo elaborado pelo pesquisador Eduardo Massad, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a projeção dos impactos da medida é assustadora: 17 mil crianças menores de 5 anos correm risco de morte por covid-19 em todo o país em decorrência da retomada das atividades presenciais. 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos