Começou, neste sábado (18), o Curso de Agentes Populares de Saúde, que fará o treinamento de moradores dos bairros Boqueirão e Jardim São Savério, na zona sul de São Paulo, para que contribuam na prevenção e diagnóstico do coronavírus nas comunidades.
O curso, que ocorre na Escola Nacional Paulo Freire, faz parte da campanha Periferia Viva e é uma iniciativa de diversos movimentos, como Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Consulta Popular, Casa de Saúde e Rede de Cursinhos Podemos+, entre outros.
“Esse é um curso que tem como objetivo formar agentes da comunidade que vão cuidar de seus vizinhos e amigos, moradores do território, para que auxiliem no combate ao coronavírus, pensando no contato mais próximo, para evitar que o vírus se espalhe na comunidade”, explica Julia Gomes, do MTD.
O curso ocorre na esteira de outras ações que os movimentos levaram às comunidades nos últimos três meses, como entregas quinzenais de cestas de alimentos, além de atendimento jurídico e de saúde.
A participação no curso é gratuita e os moradores dessas regiões devem comparecer em três sábados intercalados. No Boqueirão, as atividades serão nos dias 18 de julho, 1° e 15 de agosto. No Jardim São Savério, as datas são 25 de julho, 08 e 22 de agosto. Sempre das 9h às 17h.
“É importante não só verificar a questão do coronavírus, mas entender a saúde de forma integral, [compreender] que a saúde do povo depende de condições de moradia, água, saneamento e renda. Então, a saúde das pessoas é vista como algo integral, não como algo especificamente do cuidado individual da saúde”, explica Gomes.
Prestação de Serviço
O quê: Curso de Agentes Populares de Saúde
Quando: Boqueirão: dias 18/07, 01/08 e 15/08 / Jardim São Savério: dias 25/07, 08/08 e 22/08
Onde: Escola Nacional Paulo Freire - Rua São Daniel 119, Vila Brasílio Machado (próximo ao metrô Alto do Ipiranga)
Edição: Mauro Ramos