Coluna

Cada batida do coração deve ser nossa canção; o vermelho do sangue, nosso estandarte

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Bounpaul Phothyzan (Laos), tapete vermelho , 2015 - Reprodução
Mesmo que nossos gritos não sejam ouvidos, devemos reuni-los

Queridos amigos e amigas.

Saudações do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.

Muito pouco foi dito sobre o fato de países como Laos e Vietnã terem conseguido gerenciar o coronavírus; não há mortes  por covid-19 confirmadas em nenhum dos países. Ambos os Estados do sudeste asiático fazem fronteira com a China, onde o vírus foi detectado pela primeira vez no final de dezembro de 2019, e ambos mantêm relações comerciais e turísticas prósperas com a China.

A Índia se separa da China pelas altas montanhas do Himalaia, enquanto o Brasil e os Estados Unidos têm a Ásia e dois oceanos que os separam do país asiático; no entanto, Estados Unidos, Brasil e Índia são os que apresentam números chocantes de infecções e fatalidades. O que explica a capacidade de países relativamente pobres como o Laos e o Vietnã de romper a cadeia dessa infecção, enquanto os Estados mais ricos – principalmente os Estados Unidos da América – fracassaram?


CoronaShock / Reprodução

Nossa equipe do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social vem estudando a maneira pela qual governos de lugares como Laos e Vietnã enfrentam a rápida disseminação do coronavírus para melhor responder a essa questão preocupante. Observamos atentamente as experiências de três países (Cuba, Venezuela e Vietnã) e um estado indiano (Kerala); essas investigações são agora publicadas como nosso terceiro estudo CoronaShock e Socialismo. Nesta investigação, ficou claro para nós que existem quatro diferenças principais entre a resposta do covid-19 de países com um governo socialista e países da ordem capitalista:


CoronaShock / Reprodução

Ciência versus alucinação 

No momento em que os cientistas e médicos chineses anunciaram que o coronavírus poderia ser transmitido entre seres humanos em 20 de janeiro de 2020, os governos socialistas entraram em ação para monitorar os portos de entrada e para testar e rastrear partes-chave da população. 

Eles criaram forças-tarefa e procedimentos para garantir imediatamente que a infecção não sairia de controle entre seu povo. Eles não esperaram até a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma pandemia global em 11 de março.

Isso contrasta fortemente com os governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Índia e outros estados capitalistas, onde houve uma atitude alucinatória em relação ao governo chinês e à OMS.

Não há comparação entre a posição do primeiro-ministro do Vietnã, Nguyễn Xuân Phúc, e do presidente dos EUA, Donald Trump: o primeiro tinha uma atitude sóbria e baseada na ciência , enquanto o último ria constantemente do coronavírus como uma gripe simples até 24 de junho.


Miguel Guerra (Utopix, Venezuela), A los médicos cubanos ('Aos médicos cubanos'), 2020. / Reprodução

Internacionalismo versus jingoísmo e racismo. Trump e Bolsonaro parecem gastar menos tempo se preparando para combater o vírus e mais tempo culpando a China pelo vírus, mais preocupados em desviar sua própria incompetência do que em cuidar de seu povo. 

Foi por essa razão que o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu "solidariedade, não estigma". O jingoísmo e o racismo não poderiam salvar os Estados Unidos ou o Brasil da onda de pandemia; os dois países rapidamente se viram mergulhados em uma grave crise.

Enquanto isso, foi o Vietnã - um país pobre que, dentro da memória viva, foi bombardeado com armas de destruição em massa pelos Estados Unidos - que enviou equipamentos de proteção a Washington, DC, e foram médicos chineses e cubanos que foram ao redor do mundo oferecer sua assistência na luta contra a covid-19. 

Nenhuma equipe médica dos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil ou Índia podia ser vista em lugar algum. Marinando no racismo, os líderes perigosamente incompetentes desses estados tentaram hipnotizar suas populações em despreocupação. O preço pago pela população é muito alto. Essa é a razão pela qual o escritor Arundhati Roy chamou para um tribunal investigar os governos de Trump, Modi e Bolsonaro pelo que equivale a um 'crime contra a humanidade'.


Campanha #CubaSalvaVidas, enviamos um médico para Cuba; o médico se transformou em milhões, 2020. / Reprodução

O setor público versus o setor com fins lucrativos. O termo "achatar a curva" é uma rendição à realidade nos estados que privatizaram a saúde e reduziram seus sistemas públicos de saúde, que não conseguem lidar com uma pandemia. 

Como mostramos no dossiê no. 29 (junho de 2020), Saúde é uma escolha política, o ataque aos sistemas de saúde pública levou a OMS a alertar sobre os perigos do surto de qualquer pandemia em países que aceitaram o mandato neoliberal de privatizar a assistência médica.

Países como o Vietnã e Cuba foram capazes de confiar em seus sistemas públicos de saúde e em seu setor público para produzir o que fosse necessário para combater o vírus - de equipamentos de proteção a medicamentos. Esta é a razão pela qual o Vietnã - um país pobre - conseguiu enviar aos Estados Unidos - um país rico - meio milhão de unidades de equipamento de proteção.

Ação pública versus atomização e paralisia da população. Kerala, um estado de 35 milhões de habitantes, viu suas muitas organizações de massa de jovens e mulheres, trabalhadores e camponeses, bem como suas muitas cooperativas, entrar diretamente no processo de romper a cadeia de infecção e proporcionar alívio à população. 

Uma cooperativa, Kudumbashree - composta por 4,5 milhões de mulheres - produziu máscaras e desinfetantes para as mãos em grandes volumes, enquanto sindicatos construíram pias nas estações de ônibus.

 Esse tipo de ação pública era aparente em todo o mundo socialista, desde os Comitês de Defesa da Revolução de Cuba, mobilizados para fazer máscaras e apoiar campanhas de saúde, até as cozinhas comunitárias da Venezuela e os Comitês Locais de Abastecimento e Produção (CLAP), que expandiam os alimentos. entregas para garantir que as necessidades nutricionais das pessoas sejam atendidas.

Esse nível de ação pública simplesmente não está disponível nos países capitalistas avançados, onde as organizações de massa foram amarradas e a ação voluntária se profissionalizou em organizações sem fins lucrativos. É irônico que nessas grandes democracias as populações tenham sido atomizadas e passaram a confiar na ação do Estado, que permanece decididamente ausente.


Hiep Le Duc (Vietnã), h nhà là yêu nước! ('Ficar em casa é amar o seu país!') , 2020. / Reprodução

É por essas razões que o Laos e o Vietnã não tiveram mortes e que Cuba e Kerala foram capazes de conter as taxas de infecção; se não fosse pelas pessoas infectadas nos países vizinhos da Venezuela (Brasil e Colômbia), atoladas em políticas neoliberais, o número de pessoas infectadas seria ainda mais baixo, embora o total atual de 89 mortes no país pela covid-19 empalidece próximo aos 72.151 do Brasil. 137.000 dos EUA e 5.307 da Colômbia.

Vale ressaltar que, apesar dessa grande discrepância em números, o presidente da Venezuela, Maduro, ainda insistiria na gravidade não apenas da doença em si, mas também do valor de cada uma das 89 vidas perdidas.

Mas países como Laos, Vietnã, Cuba e Venezuela enfrentam sérios desafios, mesmo tendo sido capazes de conter o vírus. Cuba e Venezuela continuam ameaçados por um programa de sanções insensível estabelecido pelos Estados Unidos; eles não podem ter acesso fácil a suprimentos médicos ou pagar facilmente por eles.

Um funcionário do governo do Laos me disse: "Derrotamos a crise do vírus. Agora seremos derrotados pela crise da dívida, que não criamos ". Este ano, o próprio Laos terá que pagar US$ 900 milhões de  sua dívida externa; suas participações cambiais totais são inferiores a US$ 1 bilhão. 

A recessão por coronavírus, sem o cancelamento universal da dívida, produziu um sério desafio para esses governos socialistas que conseguiram administrar valentemente a pandemia. Um pedido de cancelamento de dívida neste contexto é uma questão de vida ou morte. É por isso que é uma parte essencial da agenda de dez pontos para o sul global depois da covid-19.


Forough Farrokhzad / Reprodução

Por uma boa razão, minha mente vagou para poetas e militantes de uma época anterior que lutavam para produzir a humanidade no mundo. Dois poetas iranianos vieram à mente, ambos mortos de maneiras diferentes pela ditadura do xá: Forough Farrokhzad (1934-1967) e Khosrow Golsorkhi (1944-1974). 

O maravilhoso poema de Farrokhzad , Alguém que não é como ninguém , pede a chegada de alguém que venha e "distribua o pão", "distribua o xarope para a tosse convulsa" e "distribua os números de admissão no hospital". Ela morreu em um acidente de carro; as circunstâncias misteriosas.

Golsorkhi foi acusado de conspirar para matar o filho do xá. No julgamento, ele anunciou: "Como marxista, meu endereço é para as pessoas e para a história. Quanto mais você me ataca, mais fico à frente de você e mais próximo fico do povo. Mesmo que você me enterre - e certamente o fará - as pessoas farão bandeiras e canções do meu cadáver. "

Ele deixou para trás muitas canções queridas, incluindo uma que nos dá o título deste boletim e é uma exortação contra a incerteza de nossos tempos:

Nós devemos amar um ao outro!
Devemos rugir como o Cáspio

mesmo que nossos gritos não sejam ouvidos,
devemos uni-los.

Cada batimento cardíaco deve ser a nossa canção

o vermelho do sangue, nosso estandarte
nossos corações, o estandarte e a canção.

 

Cordialmente, Vijay.

Edição: Leandro Melito