Pesquisa

Programa Bem Viver destaca estudo da Fiocruz sobre letalidade da covid na periferia

Pesquisa mostra que o número de mortes nas favelas do Rio de Janeiro chega a ser o dobro do que em outras regiões

Ouça o áudio:

Tecpar recebe Unidade de Apoio ao Diagnóstico covid-19 da Fiocruz e IBMP - TECPAR
Diversas pesquisas mostram que a covid atinge mais e com maior gravidade população pobre e preta

No Bem Viver dessa quarta-feira (22), você confere uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que traça um perfil das vítimas do novo coronavírus no Rio de Janeiro. O Repórter SUS dessa semana apresenta os dados apresentados pela Fiocruz sobre o avanço da covid-19 nas periferias cariocas. 

Além disso, você conhece o aplicativo que funciona como simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tecnologia está sendo apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pode ser uma alternativa para os candidatos se prepararem para o exame, durante a pandemia do novo coronavírus.

O aplicativo está disponível tanto para Android como iOS.

Seguindo as orientações das autoridades de saúde para evitar aglomerações, as provas do Enem foram adiadas para janeiro de 2021.

:: Covid já matou mais de 100 vezes o número previsto por Bolsonaro há quatro meses ::

A edição também tem como destaque a quantidade de notícias falsas, as chamadas fake news, sobre o novo coronavírus. A circulação dessas mentiras acontece principalmente em aplicativos de troca de mensagens e redes sociais. O fenômeno já está sendo chamado de infodemia, fazendo alusão a uma “epidemia da informação”.

Você também confere como foi a votação da continuidade do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto foi aprovado nesta terça-feira (21) na Câmara dos Deputados e representa uma derrota para o governo de Jair Bolsonaro. Agora, a proposta segue para apreciação do Senado. 

:: Pesquisadores criticam decisão de volta às aulas na rede particular no RJ em agosto ::

Nessa semana, a enfermeira Sofia Barbosa dá dicas de como parar de fumar, no quadro Amiga da Saúde


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho