Pandemia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 23 de julho de 2020

Campanha contra ações de despejos, criada por movimentos populares do campo e da cidade, é destaque do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Desde o final do mês de fevereiro deste ano, em São Paulo e outros estados, vêm sendo executadas uma série de medidas de reintegração de posse ou remoção de famílias sem teto, quase sempre com o uso e abuso da força policial. 

Diante da situação, que se agrava com o cenário da pandemia, 45 entidades organizaram a campanha ‘Despejo Zero – Pela Vida No Campo e Na Cidade’, que visa pressionar o Poder Público a impedir despejos, enquanto durar a pandemia. 

A campanha é permanente, de construção coletiva e aberta a toda sociedade, segundo os movimentos populares, redes e conselhos de várias áreas de todo o país que a organizam. Confira a reportagem completa sobre a iniciativa na edição deste jornal.

O programa fala sobre os impactos quase um ano após as primeiras manchas de petróleo surgirem na costa do Nordeste. Entidades e moradores afirmam que o governo federal tem feito muito pouco para tentar encontrar o responsável pelo desastre ambiental ou mesmo em prol da população que depende da pesca ou do turismo. 

A denúncia de ativistas e lideranças de movimentos ambientais alerta também que as praias nordestinas seguem num clima de incerteza, já que não há informações sobre os impactos que o petróleo pode causar não só ao meio ambiente, como também à saúde das pessoas.

Segundo Sidney Marcelino Leite, membro do Movimento Salve Maracaípe, as praias de diversos estados continuam a sofrer danos por causa do óleo. No mês passado, as praias de Gameleira, no litoral de Alagoas, e de Cupe e Muro Alto, em Pernambuco, registraram novos aparecimentos de manchas.

Ainda em notícias sobre o meio ambiente no Brasil, o jornal traz os detalhes sobre o aumento exponencial no número de queimadas no Pantanal. Só neste ano, a quantidade de focos de incêndio quase triplicou em relação a 2019. 

Confira todos os destaques no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos