É impossível a sobrevivência dos seres humanos e animais sem água
Na edição desta quarta-feira (05), no Radinho BdF, a educadora ambiental Mônica Ambiental Pilz Borba conta qual é a origem da água, componente bioquímico de seres vivos e recurso natural fundamental para a vida. Seja no campo ou na cidade, o recado das crianças é o mesmo: economize água!
Lara Martins Sposito, de 11 anos, que vive em Ribeirão Preto no interior de São Paulo, fala que para economizar água em casa, a sua família sempre mantém as torneiras fechadas e se atenta ao tempo de uso do chuveiro. A gota Cristalina ganha vida nas vozes dos contadores de história do Sansakroma.
“A água vem da chuva, das nascentes e dos mananciais”, é o que explica Renata Anselmo da Silva, de 12 anos. A água trata-se de um recurso natural finito, pois suas reservas são limitadas. Estudiosos têm alertado que, se não houver um consumo consciente, daqui a algumas décadas a escassez desse recurso colocará em risco a sobrevivência humana.
Maria Eduarda do Nascimento, 9 anos, explica que é impossível viver na Terra sem água. Além de ser essencial para a manutenção do corpo de seres vivos como plantas e animais, o líquido é imprescindível para atividades humanas como a agricultura e o preparo de alimentos.
A Companhia Meias Palavras conta a História da Mãe D'água, uma mulher com grandiosos poderes sobre as águas do mar, para aprender sobre a importância da pesca marítima e dos seres aquáticos.
:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.
Edição: Michele Carvalho