De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou 304.535 casos da covid-19 entre os dias 02/08 e 08/08. É a terceira semana consecutiva em que o número de infectados se mantém acima dos 300 mil. As informações consolidadas chegam dois dias após o país chegar ao patamar de três milhões de contaminados e 100 mil óbitos pela covid.
Nesta segunda-feira (10), cinco meses após o primeiro registro do coronavírus em território nacional, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que "O Brasil precisa compreender como parar o sangramento", comparando a crise sanitária a uma hemorragia.
:: Lideranças políticas e personalidades lamentam marca de 100 mil mortes por covid-19 ::
Apesar de o ministro interino ainda considerar que é necessário entender como resolver o problema, as medidas recomendadas como mais eficazes contra a propagação da doença vêm sendo divulgadas há meses no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades da área, enquanto não houver vacina contra a covid-19, as ações mais efetivas são a testagem em massa e o isolamento social. Sem um plano nacional de orientação nesse sentido, o Brasil registrou na semana passada 6.914 mortes. O dado representa leve desaceleração, mas a comparação é feita com números muito altos e sete semanas seguidas em que os óbitos ficaram acima de 7 mil por período.
:: Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês ::
Ainda segundo os números do Conass, somente nesta segunda-feira (10), foram registrados 22.048 novos pacientes infectados pelo coronavírus. Até agora, 3.057.470 pessoas já foram contaminadas. No mesmo dia, foram confirmados 703 novas mortes. A covid-19 já matou 101.752 pessoas no Brasil.
Contrariando afirmações recorrentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro interino da Saúde disse que o governo apoia "medidas preventivas e de isolamento social" de gestões municipais e estaduais. Na sexta-feira passada (07), Bolsonaro afirmou que o governo vai “tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema”, ao comentar a proximidade do patamar de 100 mil mortes.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? ::
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Rodrigo Durão Coelho