Com as agências fechadas por conta da pandemia, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) desenvolveu uma adaptação para que a população possa enviar os documentos necessário para a concessão do benefício.
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O objetivo é que, em todo o país, os locais de atendimento da Previdência tenham uma urna para depositar o material exigido para dar encaminhando ao requerimento do assegurado.
O serviço já estava sendo oferecido em mais de 800 cidades, segundo o INSS. Agora o objetivo é atender o país inteiro.
Como fazer
Primeiro, para assegurar a entrega dos documentos é preciso fazer um agendamento pelo telefone 135 ou no site Meu INSS. Será perguntado o número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o material na urna.
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Depois, adicione no envolve uma cópia de todos os documentos exigidos, que não precisam ser autenticados. Atenção que os originais não serão aceitos.
É preciso assinar o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa, que, segundo o INNS, estará disponível ao lado da urna na agência.
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Ao colocar todo o material dentro do envelope e lacrá-lo, no lado de fora escreva, seu nome, CPF, endereço completo, telefone, e-mail (se tiver) e número do protocolo do agendamento.
A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
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Para saber quais documentos são necessários e qual agência está aberta em sua cidade, ligue para 135.
Filas seguem
Mesmo diminuindo mês a mês, a fila para receber o INSS segue grande. Em junho, havia 1.380.871 requerimentos de benefícios previdenciários aguardando análise pelo INSS. Desse total, 463.344 esperavam pela primeira avaliação dos seus requerimentos e 917.527 já haviam passado pela análise e necessitavam que o segurado cumprisse exigências do INSS para serem pagos.
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O tempo médio de concessão de benefícios segue acima do permitido por lei, que é até 45 dias.
Em janeiro, eram mais de 2 milhões de pessoas na espera pelo benefício. Segundo o próprio INSS, a queda na fila aconteceu pelo fechado das agência, o que acarretou na diminuição da procura pelo benefício por parte da população.
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O retorno gradual do atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para 24 de agosto. Até 21 de agosto, o atendimento continuará sendo feito exclusivamente pelos canais remotos.
Edição: Lucas Weber