Injustiça

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 14 de agosto de 2020

Tribunal de Justiça de Minas Gerais e governo de Romeu Zema em Minas Gerais destroem comunidade com mais de 20 anos

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz os detalhes da operação truculenta da Polícia Militar (PM) sob comando do governador Romeu Zema (Partido Novo), contra o acampamento Quilombo Campo Grande. Nesta sexta-feira (14), as mais de 450 famílias sofreram ataques da PM com bombas de gás lacrimogêneo. Além das casas, a PM destruiu as plantações agroecológicas cultivadas há mais de 20 anos pela comunidade. 

As famílias que ocupam o terreno da falida Usina Ariadnópolis há 22 anos e são referência na produção agroecológica de café denunciam a negligência do governador Romeu Zema (Novo), que não ordenou a suspensão do despejo que acontece em meio à pandemia do novo coronavírus.

A reintegração é ilegal, segundo a comunidade. Esther Hoffmann, da coordenação nacional do MST, explica que as famílias já haviam deixado a área que fazia parte da decisão judicial do juiz Roberto Apolinário de Castro, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, favorável ao proprietário da antiga Usina

Conheça o trabalho do bistrô "Mãos de Maria", que fica na favela de Paraisópolis, zona Sul de São Paulo. O espaço produz dez mil marmitas por dia. Elas são entregues às pessoas em situação mais vulnerável que moram na região. Toda a organização do projeto foi feita por lideranças da comunidade de Paraisópolis, para que os moradores que já têm tantos problemas não precisem também enfrentar a fome.

O jornal também traz detalhes sobre um encontro transmitido online com a participação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Iema (Instituto de Energia e Meio Ambiente) e o ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), para debater os desafios do transporte público brasileiro.

Durante a transmissão, as entidades elencaram os problemas envolvendo as licitações de ônibus em todo o país, como a duração dos contratos, o valor pago às empresas pelas prefeituras, transparência dos dados e a redução de poluentes.

As entidades publicaram recentemente estudos que abordam as regras de funcionamento dos sistemas municipais de transporte, definidas no edital de licitação e nos contratos, incluindo a qualidade dos veículos e o valor da tarifa.

Confira o jornal completo no áudio acima.
------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos