Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde indicam que a covid-19 causou a morte de 108.536 pessoas no Brasil até esta segunda-feira (17). Desde domingo (16), foram confirmados 684 óbitos. No mesmo período, houve registros de 19.370 novos casos. O total de pessoas contaminadas no país, desde o primeiro caso em fevereiro, é de 3.359.570.
Leia mais: Por que é tão difícil prever o fim da pandemia no Brasil?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, na quinta-feira da semana passada (13), o Brasil registrou o segundo pior número de casos do mundo para a semana. Na ocasião forma identificados 60.091 pacientes. A única nação que teve mais confirmações foi a Índia, com 65.002. Junto com os Estados Unidos, os dois países tem mais da metade das pessoas contaminadas de todo o planeta.
Leia também: Coronavírus causa sintomas variados e não pode ser comparado à gripe ::
Mesmo diante dos números impactantes, o presidente Jair Bolsonaro segue descumprindo recomendações para evitar aglomerações. Nesta segunda-feira, ele participou de eventos em Aracaju (Sergipe) e reuniu apoiadores, ainda no aeroporto da cidade.
Sem máscara, ele abraçou e pegou na mão de pessoas. O distanciamento social, aliado à testagem em massa, é defendido por autoridades de saúde do mundo todo como principal meio de controle da pandemia.
Aprofunde-se: Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês ::
Enquanto isso, o Brasil continua registrando mais de 300 mil casos da covid-19 por semana, ainda segundo os números do Conass.
Os resultados consolidados do período de sete dias encerrado em 15 de agosto mostram que 304.684 brasileiros receberam a confirmação de que foram infectados somente naquela semana. O registro de mortes chegou a 6.755.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? ::
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Rodrigo Chagas