Reforma Agrária

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 17 de agosto de 2020

Repercussões do despejo violento contra famílias do acampamento Quilombo Campo Grande do MST estão entre os destaques

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Jornal Brasil Atual traz as repercussões do despejo violento feito pela Polícia Militar na última sexta-feira (17) contra as famílias do acampamento Quilombo Campo Grande do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Campo do Meio (MG). 

Tuira Tule, integrante da coordenação estadual do MST, conta que as famílias atacadas receberam a solidariedade da população de Campo do Meio: "É um sentimento coletivo que mostra que a resistência continua. A gente vai reconstruir nosso território com muito mais força e muito mais garra. Cada tijolo que vimos ser demolido na nossa frente, que cada criança viu, vamos reconstruir. Estamos recebendo apoio da população, das organizações, para que possamos fazer isso de forma coletiva”, contou a dirigente.

Conheça no jornal a determinação, publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (13), que garante às mulheres trans atendimento nas unidades especializadas em casos de violência doméstica, familiar ou crimes contra a dignidade sexual. A partir dessa decisão, a Polícia Civil não pode definir que o sexo biológico irá interferir no atendimento das mulheres trans.

Para Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), a decisão é importante e mostra que a luta pelos direitos da população trans tem avançado.

O jornal também traz os detalhes da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de negar o recurso do Ministério Público do estado e manter a absolvição dos 18 jovens presos durante as manifestações contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016.

Os jovens foram detidos pela Polícia Militar nas imediações do Centro Cultural São Paulo, em 4 de setembro de 2016. Eles se encontraram para participar de uma manifestação contra o então presidente Michel Temer e contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Eles haviam sido denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa e corrupção de menores. No entanto, o grupo já havia sido absolvido em primeira instância por falta de provas.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos