Desmonte

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de agosto de 2020

Proposta do governo Doria de fechar Instituto de Terras do Estado de São Paulo está entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Um Projeto de Lei, encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo governador João Dória prevê o fechamento do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), importante entidade agrária e fundiária do estado, responsável por dar apoio a pequenos produtores rurais. Beneficiários e servidores afirmam que foram surpreendidos pela decisão.

O Itesp, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, atende mais de 7 mil famílias que vivem em 140 assentamentos estaduais, divididos em 40 cidades.

Entre os trabalhos realizados pelo órgão estão a assistência a pequenos produtores rurais, o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos e a regularização fundiária.

Segundo o Governo do Estado, a ideia é enxugar a máquina pública com o fechamento de autarquias, fundações e empresas públicas. No entanto, só em 2019, as famílias atendidas pelo ITESP movimentaram mais de 300 milhões de reais, com um investimento estadual de apenas 66 milhões.

Para Robson Ivani de Oliveira, presidente da Associação dos Funcionários do ITESP, "o fechamento do órgão colocará fim a uma história de mais de um século de apoio de trabalho especializado e de assistência aos pequenos produtores".

Confira no jornal informações sobre a greve por tempo indeterminado iniciada nesta terça-feira (18), pelos trabalhadores dos Correios. A categoria decidiu paralisar atividades após tentativas frustradas de diálogo com o governo federal.

O programa também traz informações sobre a venda do controle do Complexo Eólico Campos Neutrais por 17% do valor que a Eletrobras investiu para construí-lo. Sindicato afirma que venda é inconstitucional. O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), apresentou, em 2018, uma denúncia ao Ministério Público denunciando a inconstitucionalidade do leilão dos parques eólicos do Complexo Campos Neutrais.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos