Em nome de um projeto de ajuste financeiro, o governo do estado de São Paulo prevê a realocação de verba das universidades para o tesouro do estado. A intenção do governo Doria deixou a comunidade universitária e científica, que já luta contra a falta de recursos, em estado de alerta.
Cientistas, professores, pesquisadores e entidades ligadas à ciência estão preocupados com a possibilidade de mais retrocessos na educação. O governo João Doria quer enxugar ainda mais os gastos públicos em 2021. Para isso, umas das propostas é transferir os recursos do caixa das universidades para uma conta única do Tesouro Estadual, já a partir de 2020. Para o governo, esse é um dinheiro que sobra nas universidades.
A ACIESP - Academia de Ciências do Estado de São Paulo, lançou um abaixo-assinado contra o projeto.
Confira os preparativos para o Grito dos Excluídos deste ano, que contará com diversas atividades realizadas também pela internet, como lives e outras apresentações.
O objetivo dos movimentos populares é reduzir a quantidade de pessoas em atos realizados nas ruas, devido à pandemia da covid-19, mas sem enfraquecer o movimento.
Manifestações e passeatas ainda estão programados para a 26º edição do Grito, mas o intuito é que só aconteçam nas cidades em que a doença está mais controlada e, mesmo assim, seguindo todos os protocolos de saúde e de distanciamento social.
Segundo Raimundo Bonfim, da coordenação da Central de Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular, o ato em São Paulo será realizado na Praça Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista.
Confira todos os detalhes e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos