Até amanhã

Prazo para inscrição na fila de espera do Prouni encerra na quinta-feira (20)

Estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores tem mais uma chance de garantir a vaga

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Prouni possibilita bolsas totais ou parciais a estudantes de baixa renda para ingressarem no ensino superior privado - Foto: Sam Balye/Unsplash

Encerra na quinta-feira (20) o prazo de inscrição na fila de espera do Prouni (Programa Universidade Para Todos). Essa possibilidade é garantida aos candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas do programa.

:: Novo Fundeb: mais de 500 municípios pobres em estados ricos poderão receber verba :: 

Para participar da lista de espera é preciso acessar o site do Prouni, entrar com seu cadastro e fazer a solicitação. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (24). Segundo o Ministério da Educação (MEC) nesta etapa a fila é única, ou seja, não há classificação por modalidade, como cotas, por exemplo.

O candidato que deseja entrar na fila de espera para sua primeira opção de curso não pode ter sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas anteriores. Também é permitido que participe dessa etapa o candidato pré-selecionado para sua segunda opção mas que não houve formação de turma. 

:: “Universidades fazem mais contra a covid do que o presidente”, diz dirigente da UNE :: 

Para entrar na fila de espera pela segunda opção de curso as regras são um pouco diferentes. É permitido  para o candidato não pré-selecionado nas chamadas anteriores em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso ou que não tenha ocorrido formação de turma. Além disso, Também é permitido que participe dessa etapa o candidato pré-selecionado para sua primeira opção mas que não houve formação de turma. 

:: Retorno de aulas presenciais é rejeitado por mais de 90% dos prefeitos gaúchos :: 

Segundo o MEC, os estudantes selecionados na lista de espera para receber a bolsa devem comparecer às instituições de ensino até o dia 28 de agosto e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado.

Prouni

O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

:: Novo Fundeb deve ser votado no Senado a partir de quinta-feira :: 

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

:: Trabalhadores da educação consideram retorno das aulas desrespeitoso e irresponsável ::

O programa também atende professores da rede pública de ensino, que atuam no magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

 

Edição: Lucas Weber