Cerca de 73% das crianças e adolescentes deixaram de ser vacinadas durante o período de pandemia do novo coronavírus no Brasil. Além disso, mais da metade das gestantes deixaram de fazer exames pré-natal periódicos, nos últimos meses.
Esses e outros números alarmantes referentes à saúde das gestantes, puérperas e seus filhos foram divulgados essa semana pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O estudo ouviu mais de 1.500 pediatras e ginecologistas-obstetras de todo o Brasil, nos meses de julho e agosto.
Entre os pediatras, 61% disseram que o número de consultas caiu de forma acentuada durante a pandemia, enquanto o atendimento por telefone ou aplicativos aumentou 82%. Segundo esses profissionais, o maior medo das mães é infectar seus bebês.
No entanto, segundo Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, um dos dados mais preocupantes é o número de pais e responsáveis que deixaram de vacinar seus filhos durante a pandemia.
O Jornal Brasil Atual traz detalhes sobre os protestos realizados essa semana contra a permanência de funcionários do Hospital Albert Einstein no Hospital Campo Limpo. O projeto de lei de número 749 da gestão Bruno Covas, que visa extinguir autarquias, entidades e fundações administradas diretamente pela prefeitura de São Paulo, havia entregado a administração do Hospital Campo Limpo para a Organização Social Sociedade Beneficente Israelita do Hospital Albert Einstein .
No entanto, o Tribunal de Contas do Município (TCM), determinou o retorno da administração à Prefeitura de São Paulo. Entre outros motivos, o TCM apontou a ausência de um chamamento público para contratar o Einstein e irregularidade na terceirização do serviços de saúde.
Apesar da decisão, e sem nenhum documento assinado, funcionários do Hospital Albert Einstein começaram a circular pelo hospital Campo Limpo, para gerir 80% da área.
Laudicéia Reis, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), comenta que funcionários do Einstein, mesmo sabendo da decisão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, tentaram assumir o setor da farmácia.
Confira todos os detalhes no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos