A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (24) a consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. O pagamento será realizado na próxima segunda feira, dia 31 de agosto.
:: Problemas para ter acesso ao Saque Emergencial do FGTS? Confira formas de solucionar ::
Segundo o Fisco, nesta etapa serão R$ 5,7 bilhões restituídos a 4.479.172 contribuintes.
Do valor total, cerca de R$ 248,6 milhões é destinado às pessoas que têm prioridade legal na hora de receber a restituição. São aproximadamente 43 mil contribuintes que têm mais de 60 anos. Além deles, cerca de 4 mil pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pouco mais de 17 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
:: Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego online ::
Segundo a Receita Federal, a restituição atende ao contribuinte que, ao longo do ano de exercício da declaração, pagou mais imposto do que deveria de acordo com sua faixa de renda.
O quinto lote da restituição será pago no dia 30 de setembro.
:: Receita Federal cria canal no aplicativo Telegram para solucionar problemas no CPF ::
Consulta
Para saber se você foi contemplado, é possível consultar o site da Receita Federal. Virtualmente também é possível verificar pelo aplicativo, disponível tanto para Android como iOS. Outra opção é pelo telefone 146.
:: Opinião | É hora de incluir os ricos na equação! ::
Malha Fina
Para saber se estão na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
:: Entenda como gerar o Código de Acesso para o e-CAC ::
O serviço está disponível no site da Receita Federal, basta acessar a página do e-CAC. Para entrar na plataforma primeiro é necessário ir em "gerar código de acesso" e depois em "gerar código de acesso para pessoa física". Finalmente, ao preencher os dados, será gerado uma senha, com ela é possível acessar o e-CAC.
:: De qual reforma tributária o Brasil precisa? ::
Ao acessar o extrato, caso haja as inconsistências na declaração é possível fazer a autorregularização, por meio da declaração retificadora.
:: Entenda por que os pobres pagam mais impostos no Brasil ::
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Edição: Lucas Weber