Desde março, quando o governo começou a receber os pedidos para o auxílio emergencial, diversas fraudes vêm sendo relatadas, tanto pelos cidadãos como pela Caixa Econômica Federal.
:: Problema no cadastro para renda emergencial? Saiba como regularizar seu CPF ::
Um dos casos mais graves são mães com guarda materna que tiveram seu benefício negado porque o pai da criança se cadastrou utilizando o CPF do filho do casal para ter direito ao auxílio em dobro (R$ 1200 mensais), que tem mulheres como público prioritário.
:: Problemas para ter acesso ao Saque Emergencial do FGTS? Confira formas de solucionar ::
A Caixa Econômica Federal chegou a bloquear algumas contas de beneficiários do auxílio por suspeita de fraude.
:: Conta do auxílio emergencial bloqueada? Saiba o motivo e como solucionar ::
Diante de tanta insegurança, o governo disponibilizou um canal virtual para averiguar se alguém tentou utilizar ilegalmente o CPF de outra pessoa.
Para descobrir, basta acessar o site do governo destinado à consulta.
Problemas CPF
Desde que se iniciou o período para solicitação do auxílio emergencial, inúmeros trabalhadores vêm enfrentando dificuldades para serem aprovados. Segundo relatos, o problema que mais aparece como justificativa para a não aprovação do benefício é inconsistência cadastral relacionado ao CPF.
:: Erros do governo geraram atrasos e deixaram milhões sem auxílio, dizem especialistas ::
A solução dessa situação desde o princípio foi um desafio para a população porque muitos locais de atendimento da Receita Federal estavam fechados por medidas de isolamento social para controle da propagação do coronavírus.
O site do órgão sempre esteve disponível para consultas, no entanto, mesmo assim trabalhadores relatavam problemas para solucionar sua situação.
:: Problema no cadastro para renda emergencial? Saiba como regularizar seu CPF ::
Passados quase 4 meses da aprovação da renda emergencial no congresso federal, a Receita disponibilizou o novo canal de atendimento pelo aplicativo Telegram.
Para utilizar a ferramenta é preciso ter o aplicativo no celular e ir opção "canais", depois procure por ReceitaFederalOficial, e clique para participar.
Edição: Lucas Weber