A campanha nacional de vacinação contra o sarampo encerra na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto. O público alvo da ação são adultos, entre 20 e 49 anos de idade.
:: Planos de saúde passam a ser obrigados a realizar teste sorológico para covid ::
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina está disponível nos 36 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A pasta pede que o cidadão leve sua carteirinha de vacinação (caso tenha) e um documento com foto.
:: Artigo | uma vacina contra a covid-19, soberana como Cuba ::
Profissionais da saúde têm alertado à população quanto à importância da vacinação, mesmo com a pandemia do coronavírus. Quem estiver infectado com sarampo pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar ou falar. Não é necessário o contato direto, o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
:: Leia a cartilha da Unicef que orienta sobre a vacinação infantil em meio à pandemia ::
A única situação que não é necessário se vacinar é a pessoa entre 20 e 49 anos que comprovadamente tomou duas doses. Caso não se lembre ou tenha perdido o cartão da vacinação, ao menos uma dose será aplicada
:: Opinião | Vacina não é a única forma de enfrentar a pandemia ::
O sarampo mata. Mas, mesmo sendo uma doença tão perigosa, a melhor prevenção é simples: vacinação.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 26, 2020
Se você tem de 20 a 49 anos, previna-se! Procure um posto de saúde e leve a sua caderneta de vacinação. Esta é a última semana da campanha!
Saiba mais: https://t.co/KVu4v858qm pic.twitter.com/nIaj20oi8n
Retorno da doença
Em setembro de 2016 o Brasil comemorava a eliminação do sarampo em seu território, segundo atestava um certificado entregue pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que declarava a região das Américas a primeira zona livre da doença em todo o mundo. Três anos depois, a doença voltou a aparecer, principalmente em São Paulo.
:: “Novas pandemias virão”, alerta pesquisador que identificou 100 novos tipos de vírus ::
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados.
O Pará é o local que concentra maior número de caso, com 3.237 confirmações, o que representa 57,4% do total. O segundo estado é Rio de Janeiro (1.192 casos – 21,1%) seguido por São Paulo (688 casos, 12,2%), Paraná (248 casos, 4,4%) e Santa Catarina (111 casos, 2%).
No momento, o país registra cinco óbitos por sarampo, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo.
Sintomas
Pessoas com sarampo apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca.
Quem deve se vacinar?
Segundo informa o Ministério da Saúde bebês precisam tomar três doses. A primeira quando tiver de 6 a 12 meses de idade, outra quando completar um ano e a última depois que tiver 15 meses.
Entre o público adulto, quem tem até 29 anos e recebeu apenas uma dose recomenda-se completar com uma segunda.
:: O que você precisa saber sobre sarampo e a vacinação ::
Para as pessoas que tem de 30 a 49 anos e não sabe se tomou vacina ou não, devem tomar ao menos uma dose da vacina tríplice viral, aquela que protege também contra a caxumba e a rubéola.
Edição: Lucas Weber