As eleições deste ano foram remarcadas para os dias 15 e 29 de novembro em decorrência da pandemia do coronavírus. É possível que mais mudanças sejam anunciadas para respeitarem medidas se segurança sanitária.
:: TSE cancela biometria e cogita divisão por faixa etária para as eleições de novembro ::
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, realizou conversas com especialistas para avaliar como o pleito deste ano deve ser realizado. Segundo ele, o adiamento das eleições foi resultado desses debates.
“O adiamento não era uma vontade política do TSE, mas o encaminhamento do entendimento uníssono de todos os médicos e cientistas que nós pudemos ouvir”, disse.
:: Campanha #EuVotoEmNegra dá incentivo ao voto em mulheres negras nessas eleições ::
Outra mudança anunciada é que o voto não utilizará a biometria, justamente para evitar uma ampliação do contágio do coronavírus.
:: TSE aprova distribuição dos Fundos Partidário e Eleitoral para candidaturas negras ::
Ainda em abril, o TSE decidiu que eleitores que não realizaram o cadastro da biometria poderão votar nas eleições municipais de 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que após a reabertura do cadastro eleitoral, que ocorrerá depois de 29 de novembro, os eleitores deverão ir ao seus cartórios para regularizar a situação eleitoral.
Título de Eleitor
O não cancelamento dos títulos atendeu apenas eleitores que tinham pendências com a biometria. Porém, aqueles que estavam irregulares por outros quesitos tinham até 6 de maio para acertar sua situação.
:: Opinião | Quatro desafios da esquerda para as eleições de novembro ::
Para saber como está seu título, o TSE disponibilizou canais virtuais para averiguar. É possível acessar a página do Tribunal destinado ao eleitor.
Outra forma é pelo aplicativo e-Título. A ferramenta está disponível tanto para Android como iOS. basta procurar nas lojas virtuais. O aplicativo confirma sua situação eleitoral e mais informações, como o local de votação.
:: Pré-candidaturas de negras e indígenas tentam sacudir páreo das disputas locais ::
O título virtual serve como documento oficial no dia da votação. No entanto, para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Edição: Lucas Weber