Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 27 de agosto de 2020

Lançamento da  Ação Brasileira de Combate às Desigualdades está entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Com o objetivo de combater as desigualdades no Brasil, intensificadas durante a pandemia da covid-19, 37 organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, quilombolas e acadêmicos lançaram a Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD), essa semana. 

Marcio Black, coordenador do programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal, uma das entidades que integram a coalizão ABCD, disse durante o lançamento virtual que as desigualdades no Brasil são "resultado da estrutura econômica e tributária e de políticas públicas construídas ao longo do tempo".

No manifesto da coalização, as organizações destacam que a pandemia não intensificou só a desigualdade na saúde: "Segundo estudo do Cebrap, as mulheres e a população negra são os mais atingidos pela crise do coronavírus por já estar em situação mais desfavorável, representando a maior parte dos trabalhadores informais ou trabalhando nas atividades econômicas mais afetadas pelas políticas de isolamento social", afirma o documento da ABCD.

Para Maria S. Aparecida de Oliveira, presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra, que participou da mesa de inauguração da coalizão, além da pandemia, o governo de Jair Bolsonaro é responsável pelo aumento das desigualdades no país: "Nesse último ano e meio, desde a posse desse novo governo, a gente está vendo essas desigualdades aumentarem muito. Este governo especificamente impacta de forma muito negativa a vida dos mais vulneráveis, porque ele não tem interesse em criar ou manter políticas públicas que sejam um colchão social para os mais vulnerabilizados na nossa estrutura social".

O jornal traz o segundo capítulo da série Os Warao no Brasil. O episódio aborda as péssimas condições de vida dos indígenas em um abrigo público de Belém (PA). Entre os problemas apontados pelas famílias estão: calor intenso, falta de higiene e de comida. 

Confira também informações sobre a luta dos trabalhadores da Cidade da Criança em São Bernardo do Campo (SP), contra o fechamento do parque de diversões que existe há mais de 50 anos. A empresa que administra o espaço de lazer anunciou o fim das atividades e cerca de 150 trabalhadores serão demitidos. Funcionários cobram do prefeito Orlando Morando a reabertura do Parque.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos