Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal estão articulados para a criação de uma CPI da Pandemia. O assunto começou a ser debatido, após a operação policial “Falso Negativo” que apurou fraudes na compra de testes da covid-19 por membros da Secretaria de Saúde do DF, entre eles, o então secretário, Francisco Araújo, que foi preso pela operação.
O crime de corrupção custou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 18 milhões de reais. Parlamentares distritais cobram mais transparência nas informações sobre os recursos que o Governo do Distrito Federal têm destinado ao combate da pandemia, como afirma a deputada do PT, Arlete Sampaio.
"A CPI vai buscar firmar sua convicção em bases materiais, por isso ela é fundamental para que possamos garantir a boa utilização dos recursos públicos para a população do DF. Nós queremos transparência no uso dos recurso públicos. Queremos que sejam usados efetivamente para sua finalidades que é salvar vidas" , explica a deputada.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, revelou em uma entrevista concedida a um jornal de Brasília, que achou desnecessária a prisão do secretário de saúde, e afirmou que a crise da covid-19 está dando sinais de melhora na capital.Já a Secretaria de Saúde do DF, informou em nota, que sempre esteve à disposição do Ministério Público colaborando com as investigações.
Edição: Rodrigo Durão Coelho