O Brasil registrou 581 novas mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Publicado neste domingo (6), o levantamento mostra que o país chegou a um total de 126.640 óbitos. A taxa de letalidade da doença está variando entre 1,3% e 7,1%, a depender da localidade, com uma média nacional de 3,1%.
A média móvel do número de óbitos nos últimos sete dias está em 832. Esse tipo de medição indica as oscilações ocorridas nesse intervalo de tempo e elimina distorções que possa haver entre um eventual número alto registrado no meio de uma semana e o número baixo de final de semana, quando há queda na quantidade de registros. Segundo o Conass, a média móvel do número de casos da doença no mesmo período ficou em 39.316.
Com esses dados, o Brasil chegou a um total de 4.136.509 infecções por covid-19 neste domingo (6), de acordo com o conselho. Foram registradas mais 23.552 ocorrências do tipo em relação ao último boletim, no sábado (5).
O país poderá ser ultrapassado na segunda (7) pela Índia, que registrou um recorde diário global de 90.632 casos de coronavírus neste domingo, segundo números do Ministério Federal da Saúde.
Com a pandemia em descontrole, o país asiático atingiu a marca de 4,1 milhões de infecções pela doença e deverá se tornar o segundo mais afetado pela covid-19, perdendo apenas para os Estados Unidos. Este último tem atualmente 6,4 milhões de notificações da doença e quase 193 mil mortes.
Edição: Daniel Lamir