Após 5 meses com as agências fechadas, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reabriu os locais de atendimento nesta segunda-feira (14). No entanto, como já se sabia desde sexta-feira (11), os médicos peritos não aderiram à volta por falta de equipamentos de proteção, segundo informou a categoria por nota. Desta forma, as consultas serão reagendadas.
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O Instituto pede que os segurados marquem suas consultas pelo site Meu INSS (também disponível em aplicativo para Android e iOS) ou pelo telefone 135.
As solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, devem continuar sendo feitos remotamente.
O INSS informou que os serviços presenciais disponíveis são: perícia médica (somente a partir de nova avaliação dos locais de atendimento); avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa ou judicial; e reabilitação profissional.
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O Instituto disponibilizou um site que permite conferir quais agências estão funcionando em cada estado. Para acessá-lo, basta clicar aqui.
São Paulo
Em São Paulo, uma decisão judicial barrou que as agências do estado fossem abertas. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) comunicou a suspensão no domingo (13).
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O presidente do INSS, Leonardo Rolim, confirmou nesta segunda (14) que o órgão vai recorrer da decisão. Ele defendeu o protocolo de retomada adotado, acrescentando que as atividades presenciais são essenciais à população.
Mesmo assim, filas foram registradas nas agências em diversas cidades do estado. Como a decisão do TRF-3 foi no domingo, é possível que muitas pessoas não foram informadas da alteração.
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A suspensão da reabertura das agências em São Paulo atende a uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social.
Filas
Mesmo diminuindo mês a mês, a fila para receber o INSS segue grande. O INSS tem hoje 906 mil requerimentos em exigência, aqueles que dependem de informação complementar.
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Em janeiro, eram mais de 2 milhões de pessoas na espera pelo benefício. Segundo o próprio INSS, a queda na fila aconteceu pelo fechado das agência, o que acarretou na diminuição da procura pelo benefício por parte da população.
Edição: Lucas Weber