"Muitas vezes, a pintura se aproxima mais da emoção do que as palavras”
O Radinho BdF desta quarta-feira (30) faz uma viagem ao México para conhecer uma das maiores pintoras do século: Frida Khalo. Seus quadros, que esbanjam cores e sentimentos, são reconhecidos internacionalmente por sua emblemática aura das tradições nacionais e indígenas mexicanas.
Quando criança, Frida contraiu poliomielite e aos 18 anos sofreu um acidente de ônibus que marcou tragicamente sua vida. Seu estado de saúde fez com que sentimentos como tristeza e solidão emergissem em seu coração, e para expressa-los, Frida começou a pintar e a desenhar. Talentosa e dedicada, em pouco tempo suas telas passaram a chamar atenção e ela abraçou a pintura como profissão.
Mas, qual a realidade de uma pintora nos dias de hoje?
Quem responde é a pintora Mariana Palma, cujas telas se assemelham com as de Frida. Mariana explica que o pintor expressa, por meio das cores, o que se passa dentro de seu coração e que, muitas vezes, os traços do pincel falam mais do que as próprias palavras.
E para você conhecer melhor essa pintora icônica, a Fabiana Castilho conta a história da vida de Frida Khalo. Fabiana é professora de Educação Infantil e narra muitas histórias sobre o México para seus alunos. A sua turma gosta tanto, que até se empolgou para fazer uma festa temática mexicana. Veja só esses figurinos inspirados na Frida:
E se você quiser fazer uma comemoração mexicana aí na sua casa, a cozinheira Leticia Massula ensina nessa edição uma receita de salsa mexicana, que lembra muito a nossa vinagrete brasileira. Quem também gosta das delicias do México é a Rosa Souza Gualberto, de 9 anos, que lembrou de uma receita bastante popular no Brasil: a guacamole.
Nessa edição mexicaníssima do Radinho BdF, a professora de educação física Veridiane Lopes dá dica de como brincar de bola no cesto em casa.
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.
Edição: Michele Carvalho