Muitas dúvidas podem surgir até a conclusão das Eleições 2020. As datas marcadas para o primeiro e segundo turno do pleito são 15 e 29 de novembro, respectivamente.
:: Saiba mais: Cobertura Eleições 2020 ::
Alguns exemplos de perguntas comuns neste período podem adentrar os procedimentos para verificar a regularidade do título, quantidade de vereadores ou vereadoras que é possível votar, documentos que o eleitor precisa ter em mãos ou mesmo como justificar o voto.
Isso tudo sem contar ainda que a pandemia do novo coronavírus impôs mais regras ao processo eleitoral. Assim, o leque de questionamentos diante das eleições tende a aumentar.
:: Pandemia: máscaras e álcool em gel vão ser obrigatórios nas eleições municipais ::
Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, um assistente virtual criado para facilitar o acesso a informações sobre a concorrência para as prefeituras e câmaras municipais neste ano.
O canal aborda assuntos como informações sobre dia, horário e local da votação ou mesmo dicas para os mesários. Ainda, há o serviço chamado como “Fato ou Boato?”, exclusivo para auxiliar no combate às notícias falsas durante o período eleitoral.
:: Eleitores com deficiência visual vão ouvir nome do candidato na urna ::
Ao selecionar um assunto, o eleitor terá acesso a conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, além de dicas para identificar conteúdos enganosos propagados pela internet.
Para ter acesso ao assistente virtual, o TSE criou três caminhos. Um é adicionar o número telefônico (61) 9637-1078 à lista de contatos. Os outros dois podem ser feitos pela página do TSE na internet, com link wa.me/556196371078 ou o QR Code abaixo (compartilhado abaixo).
Edição: Daniel Lamir