Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo registrou recorde de novos casos da covid-19 em 24 horas nesta sexta-feira (9). Foram confirmadas 350.766 pessoas contaminadas em apenas um dia. É a segunda vez na mesma semana que os números globais alcançam patamares nunca antes observados. Na quinta-feira (8), o total chegou a 338.779 infecções.
O cenário é explicado pelo retomada de crescimento da doença que acontece em diversos países da Europa. Somente nesta sexta-feira, os registros ficaram acima de 109 mil. Esse patamar também representa recorde para o continente, que não viu a pandemia avançar nessa velocidade nem mesmo nos piores momentos dos primeiros surtos.
::Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês::
Na Europa já há mais registros de casos do que a soma observada entre Estados Unidos, Índia e Brasil, nações que tem os números absolutos mais expressivos do globo, tanto de infectados quanto de mortes. O diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, fez um apelo aos países europeus "os governos têm que adotar ações decisivas para tentar acabar com a transmissão".
Números da covid no Brasil
No Brasil, o número oficial de pessoas contaminadas pelo coronavírus desde fevereiro alcançou 5.055.888 nesta quinta-feira (8). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, entre quinta (8) e sexta-feira (9), 27.444 pessoas em território nacional tiveram a confirmação de que estão com a covid-19. O total de óbitos chegou a 149.639. Em 24 horas, houve registro de 642 novas mortes.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Rodrigo Chagas