Segundo a pesquisa Impactos da Covid-19 nos Municípios, divulgada na semana passada pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Ibope Inteligência, a área mais impactada pela pandemia dentro dos municípios brasileiros foi a educação. Nove em cada dez cidades passaram a realizar aulas remotas, tanto na rede de ensino público, quanto na particular.
Mas, as dificuldades não são só manter as aulas virtualmente. Há também o problema de muitos alunos não terem acesso à internet ou dispositivos para se conectar.
De acordo com os dados da PNAD Covid, divulgada no final de setembro, 7 milhões e 600 mil estudantes não conseguiram participar de nenhuma atividade escolar em agosto.
O professor Gerson Gonçalves, que leciona Língua Portuguesa na Rede Estadual de São Paulo e na Rede Municipal de Cotia, afirma que além de os professores terem que aprender na marra a usar diferentes ferramentas para poder dar as aulas, há o sério problema dos alunos que não participam por não ter meios para isso.
Roseli Pitarelli, professora de História e Geografia, na região de Paraisópolis, também conta que deixou de dar aula para muitos alunos justamente pela falta de computadores, celular ou internet.
Para a professora, que leciona no Ensino Médio e Ensino Fundamental I, a maior dificuldade neste momento é a carência de relacionamento. "Não poder olhar para o rosto do aluno e perceber se ele está bem ou não, é o mais desafiador", afirma.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos