Joe Biden é o novo presidente eleito dos Estados Unidos, segundo projeção de diferentes veículos de comunicação do país norte-americano. A apuração completa ainda não foi oficialmente finalizada, porém, com o resultado do estado da Pensilvânia, neste sábado (7), o democrata já ultrapassou os 270 delegados necessários para assumir a presidência.
Com essa confirmação, diversos lideranças políticas já publicaram oficialmente seu apoio ao novo presidente. Apoiador de Trump, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) não havia se manifestado até o início da noite deste sábado.
Barack Obama, ex-presidente do EUA
Por meio de suas redes sociais, o ex-presidente dos EUA Barack Obama felicitou a vitória do Joe Biden e Kamala Harris, a quem chamou de “amigos”
Congratulations to my friends, @JoeBiden and @KamalaHarris — our next President and Vice President of the United States. pic.twitter.com/febgqxUi1y
— Barack Obama (@BarackObama) November 7, 2020
Bernie Sanders, senador norte-americano
Ex-candidato à presidência Bernie Sanders parabenizou o novo presidente nesta eleição que chamou de histórica e propôs que o novo governo dê continuidade para políticas voltadas para todos e não apenas para alguns.
Congratulations to Joe Biden and Kamala Harris for their historic win. In this incredibly difficult moment in American history, I wish them the best as they attempt to bring our nation together around an agenda of economic, social, racial and environmental justice.
— Bernie Sanders (@BernieSanders) November 7, 2020
Emmanuel Macron, presidente da França
Macron, que teve teve divergências com Trump relacionadas a temas sobre a pandemia do novo coronavírus, felicitou o novo presidente estadunidense, afirmando que terão que trabalhar juntos para superar os desafios atuais.
The Americans have chosen their President. Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris! We have a lot to do to overcome today’s challenges. Let's work together!
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 7, 2020
Ângela Merkel, chanceler da Alemanha
Em nota oficial, a mandatária alemã felicitou o resultado das eleições, em especial Kamala Harris, por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidenta no país norte-americano.
Chancellor #Merkel congratulates @JoeBiden and @KamalaHarris. #Election2020 pic.twitter.com/A9Vwy1XYAR
— Steffen Seibert (@RegSprecher) November 7, 2020
Boris Johnson, primeiro ministro do Reino Unido
Em anúncio oficial, o primeiro ministro Boris Johnson deu parabéns aos vencedores da eleição nos EUA e destacou que o país é o principal aliado do governo britânico
Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris pic.twitter.com/xrpE99W4c4
— Boris Johnson (@BorisJohnson) November 7, 2020
Alberto Fernández, presidente da Argentina
Em sua publicação no Twitter, o presidente argentino parabenizou os Estados Unidos pela grande adesão às urnas:
Felicito al pueblo estadounidense por el récord de participación en las elecciones, una clara expresión de la voluntad popular.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 7, 2020
Saludo a @JoeBiden, próximo presidente de los Estados Unidos, y a @KamalaHarris, que será la primera vicepresidenta mujer de ese país. pic.twitter.com/FyfD1BvALB
Sebastian Piñera, presidente do Chile
O presidente chileno congratulou a vitória de Joe Biden e Kamala Harris, destacando que possuem em comum a defesa da liberdade e dos direitos humanos.
Felicitaciones @JoeBiden, próximo Presidente de Estados Unidos y a @KamalaHarris, por su triunfo en las elecciones. Chile y Estados Unidos compartimos valores como la libertad, la defensa de los derechos humanos y desafíos como la paz y la protección del medio ambiente.
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) November 7, 2020
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai
O recém eleito presidente uruguaio felicitou Joe Biden, por meio de suas redes sociais, afirmando que busca fortalecer laços com o novo presidente norte americano.
Felicito al Presidente electo de los EEUU @JoeBiden . Trabajaremos para fortalecer las relaciones entre nuestros países por el bien de nuestra gente .
— Luis Lacalle Pou (@LuisLacallePou) November 7, 2020
Evo Morales, ex-presidente da Bolívia
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales comentou o resultado das eleições estadunidenses afirmando por meio de suas redes sociais que a derrota de Trump é a derrota das políticas racistas e fascistas
La derrota electoral de Trump es la derrota de las políticas racistas y fascistas. Han sido derrotadas sus prácticas intervencionistas y, también, sus atentados inhumanos contra la Madre Tierra.
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) November 7, 2020
Lula, ex-presidente do Brasil
O ex-presidente Lula, em publicação compartilhada em suas redes sociais, afirmou que a vitória de Biden significa um alívio para o mundo e que espera que o governo do novo presidente seja pautado pela defesa global dos valores humanistas.
1 - O mundo respira aliviado com a vitória de Biden. Neste momento tão importante em que o povo norte-americano se manifestou contra o trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina (+)
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2020
Flávio Dino, governador do Maranhão
Em sua conta do Twitter, o governador maranhense felicitou a vitória de Biden e afirmou que resultado enfraquece a corrente política que defende a violência e o negacionismo científico no mundo.
Muito feliz com a derrota de Trump. Com ele, caem os que fazem apologia à violência, os que negam as mudanças climáticas, os irresponsáveis no combate ao coronavírus, os defensores do racismo. Ou seja, Bolsonaro está ainda mais isolado nas suas absurdas posições.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 7, 2020
Edição: Geisa Marques