O seminário virtual “Economia de Francisco e Clara para a América Latina e Caribe” acontece neste sábado e domingo, 7 e 8 de novembro, a partir das 14h, com a proposta de refletir sobre experiências da região que vão ao encontro de alternativas econômicas ao modelo capitalista.
A organização do seminário é realizada por um coletivo de organizações populares e eclesiais da América Latina. Entre elas estão o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Brasil; a Confederação dos Trabalhadores da Economia Popular (CTEP), da Argentina; a Plataforma Haitiana de Advocacia para Desenvolvimento Alternativo, do Haiti; a articulação continental Alba Movimentos, que reúne organizações populares de diversos países das Américas; entre outros.
Acompanhe ao vivo
O encontro online acontece em sintonia com com o evento convocado pelo papa Francisco, que também acontecerá virtualmente em Assis, na Itália. O espaço faz um chamado ao protagonismo dos jovens, a fim de que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna e sustentável.
No debate proposto para o primeiro dia do seminário, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Irene León, da Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais em defesa da Humanidade, comporão a mesa “As crises do capitalismo e as alternativas econômicas”. O teólogo e filósofo Leonardo Boff, juntamente com Elisbeth Torres, do 27 de outubro, movimento da região amazônica da Venezuela, compõem a mesa do segundo dia com o tema “Amazônia e a soberania dos povos”.
O seminário será transmitido pelas redes sociais das organizações parceiras do evento.
Edição: Geisa Marques