Nesse domingo (8), o mundo ultrapassou os 50 milhões de infectados pelo coronavírus, segundo informações da Reuters. A segunda onda do vírus, registrada nos últimos 30 dias responde por um quarto desse total.
:: É cedo para falar em uma segunda onda? ::
O Brasil confirmou 10.554 novos casos da doença nesse domingo e acumula 5.664.115 brasileiros infectados pelo vírus desde o início da pandemia. Em relação ao número de vidas perdidas, o país contabiliza 162.397 mortes, com 128 novos óbitos confirmados nas últimas 24 horas, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Os dados divulgados nesse domingo não contabilizam São Paulo, por causa de problemas técnicos no sistema de informação. O estado paulista segue registrando o maior número de casos e óbitos no país, com 1.125.936 e 39.717 respectivamente.
O que é o novo coronavírus
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Edição: Michele Carvalho