Um ano após se exilar da Bolívia, pelas ameaças à vida por conta do golpe de Estado, o ex-presidente Evo Morales foi recebido por uma multidão ao atravessar a pé a fronteira entre La Quiaca, na Argentina, e Villazón, na Bolívia, acompanhado pelo presidente argentino Alberto Fernandez na manhã desta segunda-feira (9).
A volta de Morales acontece um dia após Luiz Arce, do Movimiento Al Socialismo (MAS), tomar posse como presidente.
“Parte da minha vida fica na Argentina depois desses 11 meses”, disse Evo, que se refugiou no México antes de chegar à Argentina.
“O golpe foi um golpe ao nosso modelo econômico, a nossos recursos naturais. Novamente se repete a história, a luta permanente pela vida, pela solidariedade e pela democracia” afirmou o boliviano, que disse ainda que a posse de Arce representa a recuperação “dos nossos recursos naturais e a “soberania do Estado”.
Fernandez afirmou que o retorno de Morales à Bolívia é representativo “em um momento em que a unidade se fragmentou em interesses individuais” na América Latina.
Confira todos os destaques e informações do dia no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos