O Ministério Público (MP) entrou com representação no Tribunal de Contas da União (TCU), para pedir que a corte avalie se a suspensão feita nesta terça-feira pela Anvisa dos testes da vacina Coronavac, contra a covid-19, foi objetiva ou se o órgão se submeteu a critérios políticos.
O MP também solicitou que o TCU acompanhe os processos de decisões futuras em relação a testes de vacinas, para garantir que haja uma atuação "legal, econômica, impessoal e transparente" da Anvisa.
Ainda sobre a polêmica decisão da Anvisa, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou na tarde desta terça, um pedido de convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e de representantes da Anvisa para explicar a decisão. A convocação é feita para a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 do Congresso Nacional.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado argumentou sobre o pedido: “Em primeiro lugar, foi absurda a postura do Bolsonaro de fazer chacota com vacina e de sapatear sobre a morte de um voluntário”, disse Padilha.
“Nós queremos saber quais são os procedimentos que estão sendo tomados de avaliação dos estudos, os fluxos de informações, para situações como essas, absurdas. Mais de dez dias para se obter informações sobre um evento grave e que se publica a suspensão de algo que talvez nem tenha tido qualquer atitude responsável e que pelas informações que nós temos não teve qualquer relação com a vacina”, conclui o deputado federal Alexandre Padilha.
Confira as principais notícias do dia no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos