É interessante o consumo orgânico desses talos e folhas
Avermelhada, redonda e de sabor adocicado. Essa é a beterraba, um legume muito conhecido e consumido no Brasil. O alimento é utilizado no tratamento de anemias, por ser rico em ferro, que ajuda o sangue a levar oxigênio para todo o corpo.
Mas o que muita gente pode ainda não saber é que a maior parte dos nutrientes da beterraba está no seu talo e nas suas folhas. Por isso, a nutricionista funcional Pâmela Terra aconselha consumir o alimento por inteiro.
:: Limão, própolis, cúrcuma e gengibre: a poderosa mistura do shot da imunidade ::
“O talo e as folhas dá para fazer refogado, como se fosse uma couve, por exemplo, as folhas dela. Dá para picar o talo e adicionar em uma farofa, por exemplo, adicionar em um arroz à grega. Adicionar em outras preparações, como no omelete. Dá para usar como acréscimo de ingredientes em outras preparações”, explica.
Mas existe outro lado na atenção ao talo e às folhas da beterraba. Pâmela Terra lembra que essas partes são as que mais concentram agrotóxicos. Por isso, vale a atenção para a procedência na compra.
“É interessante o consumo orgânico desses talos e folhas. Daí, você colhe a beterraba por inteiro e consome tudo, desde a raiz, o legume mesmo, até talos e folhas. Já os não orgânicos têm essa desvantagem”, salienta.
:: Guavira: um doce sabor do Pantanal ::
Além da ausência de veneno, a dica é consumir a beterraba em uma refeição diversa de cores e sabores. Portanto, a nutricionista dá algumas dicas de quais alimentos combinam melhor com o legume e potencializam seus benefícios para o nosso organismo.
“A beterraba junto com a cenoura tem uma combinação boa. A cenoura é rica em vitamina C, então a vitamina C otimiza a absorção do ferro, assim como outros vegetais. Tem gente que faz suco de beterraba com laranja, por exemplo, também para otimizar a absorção do ferro. Os próprios vegetais verdes escuros, fazer um suco misto de laranja, beterraba e couve, por exemplo, para otimizar essa absorção. Consumi-la com o feijão no mesmo prato. Arroz, feijão, beterraba e outros vegetais”, indica.
:: Alimentação adequada e hidratação ajudam a minimizar sintomas do tempo seco ::
Mas os benefícios da beterraba não se resumem ao ferro. Pâmela Terra explica que o alimento é rico em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, um pouco de vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina B12 e fibras.
E para quem ainda precisa de mais ideias para incluir o alimento nas refeições do dia a dia, a nutricionista dá uma dica fácil e saborosa.
“Eu corto a beterraba em pequenos pedaços, ou em rodelas, espalho em uma forma, coloco azeite, sal, uma pitadinha de ervas finas e pimenta, assa a 180Cº, até ela ficar com uma textura mais cozidinha, em torno de 25, 30 minutos de forno”, sugere.
:: Que tal calcular os antioxidantes? ::
Outra dica é fazer chips com o legume. Para isso, basta cortá-lo em rodelas bem fininhas, colocar azeite e sal e levar ao forno até desidratar. Dá para servir como aperitivo ou como acompanhamento de alguma receita.
Edição: Daniel Lamir