Movimento negro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 12 de novembro de 2020

"Hoje não podemos dizer só 'vote em preto', é preciso exigir compromisso com pautas antirracistas", diz Pedro Borges

Ouça o áudio:

Marcha das Mulheres Negras marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, na rua da Consolação, região central de São Paulo. - Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Na última terça-feira (10), o Observatório das Eleições do UOL, com base em dados do TSE, identificou que menos da metade dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC), havia sido repassado às candidaturas, e que no caso de candidaturas negras , as verbas correspondentes repassadas até esse momento foram de apenas 40,9%. Isso a apenas 5 dias das eleições. 

Para falar sobre a questão da distribuição proporcional para candidaturas negras, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, recebe Pedro Borges, jornalista, co-fundador do portal Alma Preta, integrante da Rede de Jornalistas de Periferia de SP e da Coalizão Negra por Direitos

"Quando a gente se depara com a falta de amparo e de apoio por parte do Estado, às candidaturas negras, infelizmente não nos surpreendemos. A gente sabe que tanto o Estado quanto os próprios partidos negligenciam a importância da questão racial e da participação da população negra", diz Borges. 

Sobre o cenário das candidaturas negras nestas eleições, o militante lembra a luta antirracista eleitoral na década de 70 no país, e menciona a campanha "Não vote em branco, vote em preto": "Naquele momento essa campanha, feita pela Lélia Gonzáles e o Abdias do Nascimento, se sustentava realmente. Hoje, no momento que vivemos do Brasil, a gente não pode dizer só 'vote em preto', porque a gente precisa trazer, pra além da representatividade, a questão do compromisso com as pautas antirracistas".

Confira também no jornal, detalhes sobre o adiamento das eleições em Macapá. As eleições em Macapá serão adiadas por causa do problema de fornecimento de energia que já dura DEZ dias e ainda não foi resolvido. O TSE autorizou o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá de adiamento do pleito na capital do estado.

Confira a entrevista com Pedro Borges e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos