Como forma de prevenção ao coronavírus e reduzir as chances de aglomerações nos dias de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou em uma hora o horário de votação. Este ano, as seções eleitorais estarão abertas a partir das 7h e seguem ate às 17h, tanto no primeiro turno, que acontece neste domingo (15), como no segundo turno, marcado para o dia 29 deste mês.
Confira: Cobertura Eleições 2020
Além da ampliação do horário, outra medida tomada foi a definição de um horário preferencial para pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19. Elas terão prioridade para votar nas três primeiras horas, de 7h às 10h.
O TSE informa que ninguém será proibido de votar no horário prioritário para idosos, mas o ideal é que, se possível, quem não for do grupo de risco nem estiver entre as prioridades legais compareça em outro momento.
Leia também: Brasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato
O pintor, Cícero Severino da Silva, de 61 anos, mora e vota em Juazeiro do Norte (CE), e afirma que está preparado para votar neste domingo. Ele mostra que sabe os procedimentos de segurança e prevenção ao coronavírus.
“Estou me sentindo seguro em votar. Vou levar minha máscara, caneta e álcool em gel... Sempre gostei de votar, nunca passei uma eleição sem votar. A pandemia não me mete medo (risos)”.
Protocolos de segurança
Para a votação, o TSE informa que o uso de máscara será obrigatório. Além disso, é recomendado que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, que não esteja acompanhado de crianças ou de outros acompanhantes no local. O órgão lembra também que não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
::Brasil de Fato estreia boletim de notícias em áudio para cobertura das Eleições 2020::
Passo a passo
O TSE também elaborou e divulgou um passo a passo para o eleitor sobre como efetuar o processo de votação. Confira:
• Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
• Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
• Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
• Guarde o documento;
• Limpe as mãos com álcool em gel;
• Assine o caderno de votação;
• Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
• Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
• Digite os números dos seus candidatos;
• Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.
Fonte: BdF Ceará
Edição: Monyse Ravena