Com 3.126 votos, a professora e servidora pública aposentada Ana Lúcia Martins foi eleita a primeira vereadora negra da história de Joinville (a 177km da capital Florianópolis). A eleição de Ana Lúcia também marca o retorno do Partido dos Trabalhadores (PT) de Joinville à Câmara de Vereadores, que não havia eleito parlamentares nas eleições municipais de 2016.
::Vereadoras negras e trans estão entre as candidaturas mais votadas em 13 capitais ::
Nas redes sociais, Ana Lúcia agradeceu seus eleitores e eleitoras e destacou que sua eleição é a representação de um projeto coletivo, construído “pelo Movimento Negro de mulheres e homens, pela organização e coletivos de mulheres e feministas, por diferentes partidos de esquerda, de pessoas sem partido e de outros movimentos sociais”.
Também pelas redes sociais, a candidata eleita afirmou que seu mandato será pautado na “defesa das mulheres, por uma cidade antirracista, mais igualitária e plural, que inclua todas, todos e todes”.
Leia também: Curitiba faz história ao eleger a primeira vereadora negra da cidade
Ana Lúcia foi a única vereadora eleita pelo PT na cidade. O partido disputou também a eleição majoritária com o candidato Francisco de Assis, que fez 10.495 votos. A cidade terá segundo turno, disputado entre Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (Novo).
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini