Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo de intenções de voto na disputa para a prefeitura de São Paulo divulgada nesta terça-feira (18) mostra o candidato Guilherme Boulos (PSOL) a 12 pontos percentuais de Bruno Covas (PSDB), que lidera a corrida.
O tucano, candidato à reeleição, aparece com 47% da preferência do eleitorado. Boulos está com 35%. O levantamento mostrou ainda 4% de indecisos e 14% que declararam votar nulo ou em branco.
Leia também: No 1º debate em Porto Alegre, Manuela e Melo evidenciam diferenças políticas
Se fossem considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a contagem é de 58% para Covas, contra 42% para Boulos. Nesse caso a diferença sobre para 16 pontos percentuais. O Ibope aponta ainda que 78% dos entrevistados afirma ser sua decisão definitiva, contra 21% que responderam ainda poder mudar o voto. Não souberam ou não responderam a essa questão 1% dos ouvidos.
Leia também: Diário de um derretimento: repórter conta como foi cobrir campanha de Russomanno
Isso equivale a dizer que um em cada cinco eleitores afirma ainda poder mudar a opção de voto, enquanto os demais pretendem manter sua decisão.
Antes da votação para o primeiro turno, cenários testados por Ibope e também pelo Datafolha apontavam que, num segundo turno disputado pelos dois candidatos para a prefeitura de São Paulo, Covas seria eleito por 23 pontos de diferença: 53% a 26% respectivamente.
Outra pesquisa divulgada hoje, pela XP-Ipespe, apontava distância maior entre os candidatos: 16 pontos percentuais.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro e foram entrevistados 1.001 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo SP-05645/2020.
O Ibope informou que a equipe de pesquisadores usou equipamentos de proteção para minimizar o risco de contaminação pelo coronavírus.